O que é SEO, e porque ele é fundamental para o site de sua empresa?

Search Engine Optimization ou “SEO”, pode ser traduzido para o português como “Otimização para mecanismos de busca”.

Isso quer dizer que o SEO é um conjunto de técnicas aplicadas por um profissional da internet para “otimizar” (criar condições mais favoráveis) um site, de modo que ele se torne mais “atrativo” para os mecanismos de busca, e como consequência, faça com que o site se torne melhor ranqueado nas pesquisas de sites como Google, Bing e Yahoo.

Estar bem posicionado em um site de pesquisa faz com que o volume de acessos da página aumente consideravelmente, o que pode refletir em um grande aumento nas vendas e contratações de serviços. Isso faz do SEO, um trabalho indispensável para quem busca clientes pela internet!

Segundo a Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), 93% das compras realizadas em lojas virtuais são feitas após uma pesquisa realizada em sites de busca.

Além disso, estar no topo das buscas pode ser essencial para o sucesso, já que estudos mostram que mais de 18% do tráfego de uma pesquisa, vai para o primeiro colocado, de forma que a partir da quinta posição, a chance de receber algum tráfego é inferior a 2%.

É preciso um profissional para aplicar SEO no meu site?

São dezenas, talvez centenas, o número de fatores que são levados em conta pelos mecanismos de busca para definir qual site estará em primeiro e qual estará em centésimo.

Muitos desses fatores requerem conhecimento técnico em programação, redação, marketing digital e até mesmo configuração de servidor, portanto a contratação de um profissional qualificado é altamente recomendável.

No entanto, existem diversos fatores relacionado a conteúdo, que podem ser levados em consideração por proprietários e administradores de site sem muito conhecimento técnico, mas que podem ajudar no resultado final do raqueamento de um site.

Abaixo algumas dicas para formatação de um bom conteúdo para a internet:

1) Selecione poucas Palavras-chaves, e foque nelas!

Ranquear bem um site com diversas palavras-chaves, já é um trabalho árduo para um profissional de SEO, imagina então para alguém com pouca experiência.

Sendo assim, antes de tudo, pense nas palavras chaves mais relevantes para o seu negócio e aplique seu foco entre uma e três palavras-chaves, não mais do que isso.

2) Foquem em Palavras-chaves cauda longa

Chamamos de palavras de cauda longa, pequenas termos formados por 3 ou mais palavras, que são utilizadas para especificar melhor a pesquisa.

Conquistar boas posições na pesquisa por Palavras-chaves cauda longa costuma ser um trabalho menos árduo, e também pode render um público mais qualificado, reduzindo as chances de que uma pessoa entre no seu site por engano e saia logo em seguida, ao notar que o site não aborda o conteúdo que pesquisava, o que nas métricas da internet, aumenta a “Taxa de rejeição” do site, algo que não é benéfico para o site em termos de SEO, e pode causar perda de posições no ranking.

Vamos dar como exemplo, uma loja física de lingerie.

Você poderia focar o SEO do seu site na simples palavra “lingerie“, mas isso faria com que você competisse com qualquer site que esteja relacionado a esse tema, o que implicaria em competir com grandes portais de moda, blogs femininos, sites de conteúdo erótico, entre outros.

Ao optar por uma calda longa, você pode focar o SEO no termo “loja de lingerie“, o que já filtra melhor o público que você quer atrair e diminui sensivelmente o volume de sites concorrentes que precisa enfrentar para chegar ao topo.

Caso opte por uma estratégia ainda mais focada, o proprietário poderia trabalhar um termo com referência de local, para atrair o público de uma região especifica, como por exemplo “Loja de lingerie em Campinas“.

As chances de você atrair um usuário equivocado que aumente a taxa de rejeição do seu site é baixíssima com esse termo, e o número de sites concorrendo pelo topo com essa palavra chave também serão bem reduzidos, de forma que o esforço para conseguir uma boa posição será extremamente inferior do que ao termo “lingerie” tão somente.

3) Tenha a palavra-chave no conteúdo de seu texto.

É fundamental que a palavra chave escolhida esteja presente no texto do site e se possível no título também.

O Google diariamente faz uma varredura no conteúdo de milhares de site, e é esse conteúdo que vai determinar o que deve ser indexado e com que termos.

Se você quer que o Google indexe uma palavra, você precisa “explicar para o Google” de alguma forma, que seu site é referente a determinado assunto, e você não estará fazendo isso se a palavra chave em questão não estiver sendo utilizada de forma relevante no conteúdo do seu site.

Se um mecanismo de busca vasculha seu site e percebe que uma determinada palavra chave está presente no título, e por exemplo, é repetida por duas ou três vezes no texto corrido, o mecanismo vai interpretar que aquela palavra-chave é relevante para aquele conteúdo, e com isso vai indexar sua página nas pesquisas relacionadas ao tema.

Mas cuidado! Colocara palavras chave de maneira demasiadamente repetida em um site, poda fazer com que os sistemas de pesquisa entendam estarem sendo manipulados, e isso é uma técnica proibida chamada “Black Hat”, que pode resultar em punições no ranking e até mesmo a exclusão do seu site das pesquisas.

Sendo assim, seja natural e cauteloso na hora de escrever o conteúdo, não esquecendo de colocar as palavras chaves, mas sem forçar suas aparições.

4) Estruture bem o seu texto e ilustre com imagens!

Textos muito longos e sem nenhuma imagem para ilustra-los podem ser muitos cansativos.

Os mecanismos de busca sabem disso, e vão priorizar sites que tragam uma boa experiência de leitura ao usuário.

Evite parágrafos muito longos, fontes pequenas e de difícil leitura e se possível, adicione imagens ilustrativas ao conteúdo.

5) Link Building

Link Building é o ato de criar uma rede de links apontando para sua página.

Falando de modo grosso, o Google entende que se um site está apontando um link para o seu site, é porque ele está dizendo que o seu site tem alguma relevância em determinado assunto.

A construção de uma rede de links é uma tarefa um pouco mais complexa do que parece, pois nem todo link apontado para seu site será benéfico ou trará alguma melhora.

Se um site tem má reputação com o Google, por conta de vírus, programação ruim, ou técnicas de “black hat”, apontar um link para o seu site, então você se enquadrará naquela velha máxima de “diga-me com quem andas e te direi quem é”.

Portanto é importante ter critério na hora de criar a rede de links.

Para iniciantes na arte do SEO, criar redes sociais ligadas a empresa, e apontar links delas para o site, pode ser um bom começo.

Se você tem um blog, é inclusive fundamental que você sempre compartilhe o link das novas postagens em diversas redes sociais.

6) Utilize o SSL

O certificado SSL (Secure Socket Layer) evita que qualquer dado transferido entre usuário e site fique exposto e possam sofrer ataques de hackers ou programas maliciosos.

Representado pelo famoso cadeado antes do endereço do site nos navegadores de internet, o SSL é hoje um fator importante no ranqueamento do Google, de forma que a contratação de uma hospedagem que possua suporte para o mesmo, se faz indispensável nos dias atuais.

Grande parte das empresas de hospedagens podem fazer a instalação do certificado, caso solicitados. Então se o seu site ainda não o tem, entre em contato com sua empresa de hospedagem e a consulte sobre as possibilidades.

Deseja auxilio profissional?

Agora, se você deseja investir para quer um SEO seja realizado nos seus mínimos detalhes, para que alcance as melhores posições possíveis nos sites de busca, você veio ao lugar certo.

Com longa experiência em otimização de sites e certificado pelo Google e pelo Bing, posso ajudar sua empresa a aumentar seus lucros pela internet!

Entre em contato pelo e-mail contato@danielemiliano.com.br ou pelo telefone/whatsapp (19) 98805-4918, que terei o prazer de avaliar o seu caso e lhe fornecer um orçamento!

Daniel Emiliano de Moura
Daniel Emiliano de Moura
Designer Gráfico e Web Designer, Daniel atua a mais de 17 anos no mercado de criação de sites, artes gráficas, marketing digital e gestão de redes sociais, atendendo clientes de Campinas e de todas as regiões do mundo.

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