O que é clickbait e como isso está acabando com a internet?

Clickbait é um termo utilizado para definir conteúdo e chamadas sensacionalistas, provocativa ou até mesmo mentirosas, para atrair usuários de internet para artigos e websites, gerando visitações e até mesmo receita de publicidade on-line.

Em português, podemos definir o termo como “Caça Cliques”

Os clickbaits tentam através de títulos ou imagens, apelar para a curiosidade das pessoas, e dessa forma induzi-la a visitar um link ou vídeo, sem informar detalhes do conteúdo, ou até mesmo gerando expectativas por um conteúdo que no fim das contas, não será encontrado no artigo. Exemplos:

“- Você não vai acreditar no que esse cachorro fez!”
O título não diz nada sobre o ocorrido. Quase não da informação sobre o conteúdo, só diz que tem um cachorro fazendo alguma coisa.
A frase “você não vai acreditar” lhe passa uma sensação de que o cachorro fez algo incrível e que você realmente precisa ver, mas quando você entra no link, vê um vídeo de um cachorro pegando biscoitos no ar, nada que 90% dos cachorros do mundo não façam.

 

“- Saiba como ganhar 20 salários mínimos em 1 mês”
Você na ânsia de ganhar dinheiro fácil entra no link, apenas pra descobrir que você tem que investir seu dinheiro primeiro em algum curso ou compra de produto, e depois trabalhar muito para “ganhar” esses 20 salários.

Até aí, normal, você pode me dizer, afinal de contas, o marketing não é proibido, não é crime.

Sim, você está correto nessa argumentação, mas não ser proibido, não quer dizer que é ético.

O fato é que em um mundo onde grandes empresas como o Google lhe pagam um valor para você apenas exibir um banner qualquer em sua página ou canal do Youtube, as pessoas estão cada vez mais utilizando de artifícios como o clickbait para gerar visitações para seus sites (e com isso lucro) sem fornecer um conteúdo de mínima qualidade para seus usuários, tornando a internet um lugar com cada vez mais volume e cada vez menos conteúdo de qualidade.

Atento a isso, o Facebook vem desenvolvendo ferramentas para combater os clickbaits em sua rede social com um algoritmo que tenta identificar tais práticas em textos e até mesmo em imagens, para reduzir suas vinculações na timeline de seus usuários.

Sendo assim, você empresário que quer utilizar da técnica para conseguir visitações para o seu site, pense bem, pois você pode ser penalizado ao ponto de seu conteúdo se tornar cada vez menos acessível e relevante para seu público.

O próprio Google que na prática lucra com a vinculação de banners em páginas do gênero, busca constantemente combater o clickbait com algoritmos que buscam priorizar páginas com conteúdo de qualidade e impedir anúncios falsos em suas redes de anúncio pagas.

 

Então lembre-se!
“- Uma empresa ou profissional de qualidade, escreve para agradar pessoas e não para gerar números. Seu cliente agradece!”

Quer gerar conteúdo de qualidade em seu site e redes sociais? Nós podemos lhe ajudar. Entre em contato e solicite um orçamento. Ficaremos felizes em auxiliar na comunicação da sua empresa com seus clientes!

 

Daniel Emiliano
Daniel Emiliano
Com mais de 15 anos de experiência no mercado, atua na área de desenvolvimento de websites, marketing digital, ilustração e design gráfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *