Clickbait é um termo utilizado para definir conteúdo e chamadas sensacionalistas, provocativa ou até mesmo mentirosas, para atrair usuários de internet para artigos e websites, gerando visitações e até mesmo receita de publicidade on-line.
Em português, podemos definir o termo como “Caça Cliques”
Os clickbaits tentam através de títulos ou imagens, apelar para a curiosidade das pessoas, e dessa forma induzi-la a visitar um link ou vídeo, sem informar detalhes do conteúdo, ou até mesmo gerando expectativas por um conteúdo que no fim das contas, não será encontrado no artigo. Exemplos:
“- Você não vai acreditar no que esse cachorro fez!”
O título não diz nada sobre o ocorrido. Quase não da informação sobre o conteúdo, só diz que tem um cachorro fazendo alguma coisa.
A frase “você não vai acreditar” lhe passa uma sensação de que o cachorro fez algo incrível e que você realmente precisa ver, mas quando você entra no link, vê um vídeo de um cachorro pegando biscoitos no ar, nada que 90% dos cachorros do mundo não façam.
“- Saiba como ganhar 20 salários mínimos em 1 mês”
Você na ânsia de ganhar dinheiro fácil entra no link, apenas pra descobrir que você tem que investir seu dinheiro primeiro em algum curso ou compra de produto, e depois trabalhar muito para “ganhar” esses 20 salários.
Até aí, normal, você pode me dizer, afinal de contas, o marketing não é proibido, não é crime.
Sim, você está correto nessa argumentação, mas não ser proibido, não quer dizer que é ético.
O fato é que em um mundo onde grandes empresas como o Google lhe pagam um valor para você apenas exibir um banner qualquer em sua página ou canal do Youtube, as pessoas estão cada vez mais utilizando de artifícios como o clickbait para gerar visitações para seus sites (e com isso lucro) sem fornecer um conteúdo de mínima qualidade para seus usuários, tornando a internet um lugar com cada vez mais volume e cada vez menos conteúdo de qualidade.
Atento a isso, o Facebook vem desenvolvendo ferramentas para combater os clickbaits em sua rede social com um algoritmo que tenta identificar tais práticas em textos e até mesmo em imagens, para reduzir suas vinculações na timeline de seus usuários.
Sendo assim, você empresário que quer utilizar da técnica para conseguir visitações para o seu site, pense bem, pois você pode ser penalizado ao ponto de seu conteúdo se tornar cada vez menos acessível e relevante para seu público.
O próprio Google que na prática lucra com a vinculação de banners em páginas do gênero, busca constantemente combater o clickbait com algoritmos que buscam priorizar páginas com conteúdo de qualidade e impedir anúncios falsos em suas redes de anúncio pagas.
Então lembre-se!
“- Uma empresa ou profissional de qualidade, escreve para agradar pessoas e não para gerar números. Seu cliente agradece!”
Quer gerar conteúdo de qualidade em seu site e redes sociais? Nós podemos lhe ajudar. Entre em contato e solicite um orçamento. Ficaremos felizes em auxiliar na comunicação da sua empresa com seus clientes!